A Escolha das Alianças de Casamento
Além de serem o símbolo do amor, ocupam um momento especial da celebração e nas fotos a serem eternizadas. Sem contar que farão parte da vida do casal durante muito tempo ou por toda a vida.
A origem da alianças que mais conhecemos, surgiu entre gregos e romanos ou entre os hindus. Os romanos acreditavam que, no quarto dedo da mão esquerda, passava uma veia ligada diretamente com o coração, daí a razão da aliança ser usada nesse dedo. O fato é que essa joia é o símbolo da união e do amor do casal, e seu uso apenas começa no dia do casamento.
Existem casais que usam a mesma aliança de noivado para o dia do casamento, apenas mandam para polimento e voltam a usá-las na mão esquerda no dia do casamento da celebração de troca das alianças.
Mas, vem tomando força cada vez mais os casais que sim, querem uma nova aliança, afinal, tudo será novo.
A seguir separamos umas dicas para ajudar na escolha das alianças:
- Quando devo começar a pesquisar?
Inicie as pesquisas com pelo menos 4 a 5 meses antes de seu casamento, principalmente se optarem por modelos personalizados, feitas à medida, ou feitas especialmente para vocês. Caso sejam os modelos convencionais, 2 meses antes são suficientes para a escolha e ver os preços.
Dica extra: Escolha um modelo bonito, confortável e durável. O casal pode escolher junto, ou o seu noivo pode querer fazer uma surpresa. Para isso, a dica é que ele fique atento ao seu gosto em relação a joias e saber o número de anel que você usa.
- Pesquise em joalherias de confiança
Faça uma lista de joalherias competentes e de confiança, ou recomendado por amigos; perguntem sempre pelo certificado do ouro, do diamante, com a medida da pedra, peso, corte e qualidade. Considere o corte do diamante a característica mais importante, pois é o que determina o seu brilho. Pesquise sobre valores de investimento, sobre a qualidade do material utilizado, sistema de garantia, troca etc.
Geralmente, quanto maior o grau de pureza de metais preciosos, mais valiosos são os anéis.
- Sentir os anéis nos dedos
Evite apenas olhar, para se obter uma escolha precisa, experimente cada modelo que te agradar. Assim você poderá perceber o peso do anel em seu dedo. Ah! E preste atenção se suas mãos estão em temperatura ambiente, pois seus dedos podem estar inchados e interferir nas provas.
- Horário e dia ideal para comprar
Ponto importante, que muitas vezes não levamos em consideração, mas nosso estado físico, deve ser levado em conta no dia de provar as alianças.
Escolha temperaturas do dia amenas, vá descansado.
Perceba o inchaço nas mãos, se estiverem alterados, não é um bom dia.
- Qualidade
As alianças de casamento deverão ter duas marcas na parte interior, a primeira indica a marca do fabricante, e a segunda indica a qualidade do material. Se a aliança tiver mais do que um material, por exemplo, se for de ouro e de platina, esta aliança deverá de ter três marcas, duas marcas de qualidade do material e uma do fabricante.
- Clássico ou moderno
Existem alianças com texturas, pedras, ou simplesmente lisas. Se preferirem a aliança de ouro amarelo polido com um aspecto tradicional, podem optar por alianças de ouro de 14, 18 ou 24 quilates. Quanto maior o número de quilates do ouro, mais dourada será a aliança. Se tiver preferências mais modernas, podem preferir uma aliança com uma superfície menos arredondada, ou até com as extremidades quadradas.
- Alianças diferentes
As diferenças tendem a complementar-se. Se chegarem à conclusão que isso se reflete na escolha das alianças, preferindo optar por uma aliança distinta para cada um, para homogeneizarem a escolha, podem optar por escolher a mesma inscrição, ou o mesmo metal base para as alianças, sendo os feitios e ornamentações distintos.
- Gravação das alianças
Avisar no ato da compra o interesse em gravar. Elas demoram em torno de um mês. Há a possibilidade de gravação pós casamento também.
Por Priscila Yonezawa
Fotos: Studio WHF